quarta-feira, 20 de junho de 2012

Como ter um couro cabeludo saudável

O hairstylist Renato Fuzz, expert da Wella Professional, responde algumas perguntas sobre como ter um couro cabeludo saudável. São dicas para cuidar dos cabelos desde a raiz e, assim, alcançar a vitalidade até as pontas!  
É verdade que o couro cabeludo demora 24 horas para secar após lavar os cabelos?
O cabelo leva cerca de 24 horas para secar naturalmente. Dessa forma, dormir com os cabelos úmidos pode favorecer o desenvolvimento de dermatites e fungos. Causadores de coceira, caspa, seborreia e até queda. O ideal é lavá-los pela manhã e enxugá-los bem.
Quais movimentos devem ser feitos para lavar o couro cabeludo?
O ideal é movimentar os dedos, nunca as unhas, suavemente por toda a superfície. Essa massagem vai ajudar o xampu a retirar a oleosidade excessiva e os resíduos. Evite usar água em temperatura muito quente e enxágue bem.
É necessário hidratar o couro cabeludo?
Essa atitude pode evitar situações embaraçosas e desconfortáveis, relacionadas ao ressecamento do couro cabeludo, como caspa, eczema, dermatite e seborreia. Há cosméticos voltados para a solução desse problema, mas é fundamental também ingerir a quantidade suficiente de água para o organismo.
Colorir ou alisar os cabelos pode prejudicar o couro cabeludo?
Sim. Por isso, é importante escolher os produtos e a frequência para se expor a tratamentos químicos.
É errado usar produtos com agentes condicionantes, como máscaras e cremes direto no couro cabeludo?
Não há contra-indicação específica! Já que a probabilidade de contato com couro cabeludo ao manipular esses produtos é alta. As máscaras de tratamento possuem ingredientes que podem fazer bem ao couro cabeludo também. Agora, se ele for oleoso, deve-se evitar a aplicação de máscaras muito próximas à raiz.
Os carecas precisam ter cuidados especiais com o couro cabeludo?
Sim. É importante escolher xampus adequados ao tipo de pele para a limpeza dessa área e, assim, evitar o ressecamento. É imprescindível também o uso de protetor solar, dada a exposição permanente ao sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário